Alta velocidade na UE até 2040: bilhete único e eixo Lisboa-Madrid

Bruxelas apresenta plano para ligar capitais por alta velocidade e criar um bilhete único intermodal em toda a Europa

A alta velocidade na UE é a prioridade central do novo plano da Comissão Europeia para reduzir drasticamente os tempos de viagem entre capitais até 2040. A proposta inclui a ligação Lisboa–Madrid e um bilhete único intermodal, permitindo reservar, numa só compra, viagens que combinem comboio, autocarro e avião.

A alta velocidade na UE deverá cobrir todas as capitais e principais cidades, com linhas capazes de 200–250 km/h e regras que obriguem à partilha de dados entre operadores para emissões de bilhetes integrados. Para a Península, Bruxelas fixou marcos específicos para acelerar a ligação Lisboa–Madrid.

O que está em cima da mesa

  • Rede europeia até 2040. A Comissão lançou uma visão para uma rede de alta velocidade “verdadeiramente europeia”, com cortes de até 8 horas em percursos transfronteiriços, tornando o comboio competitivo com o avião.
  • Bilhete único intermodal. Está previsto um pacote legislativo (SDBTR/MDMS) para impor partilha de dados entre operadores e possibilitar um único bilhete para viagens multimodais, com proposta a apresentar no próximo ciclo legislativo.
  • Lisboa–Madrid com calendário fechado. A Comissão adotou uma decisão de execução com marcos e prazos para concluir a ligação de alta velocidade Lisboa–Madrid, articulada com as metas da rede TEN-T. Documentos oficiais recentes apontam este eixo como prioridade e detalham o enquadramento jurídico e de prazos.
  • Financiamento e escala. O cenário-base para rede a 200+ km/h exige centenas de milhar de milhões de euros; a versão mais ambiciosa, a 250+ km/h, sobe o investimento estimado. Bruxelas quer reforçar o orçamento para infraestrutura no próximo quadro financeiro.

Porque importa para Portugal

Para Portugal, o plano europeu significa encurtar viagens ibéricas e europeias, reforçar o transporte sustentável e atrair investimento ligado à indústria ferroviária. A rota Lisboa–Madrid ganha tração política com metas vinculativas e poderá ser acompanhada por serviços noturnos e ligações internas mais rápidas, dependendo da execução de obras já calendarizadas e da coordenação com Espanha.

O que muda para o passageiro

Com o bilhete único intermodal, o utilizador deverá conseguir procurar rotas, comparar preços de diferentes operadores e comprar tudo num só carrinho, com direitos do passageiro aplicáveis a toda a viagem, mesmo quando envolve várias empresas ou modos de transporte. O objetivo é simplificar a reserva e aumentar a confiança no comboio para viagens longas.

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Fonte oficial:
Comissão Europeia – Transportes