Estudo do Freedom House aponta declínio da liberdade na internet — até democracias ocidentais registam retrocesso
A liberdade online está a regredir nos Estados Unidos e na Alemanha, segundo um novo relatório da Freedom House. O declínio da liberdade na internet coloca mesmo democracias ocidentais sob pressão.
O mais recente relatório “Freedom on the Net 2025” revela que a liberdade na internet regista o seu 15.º ano consecutivo de declínio global.
De entre os 72 países analisados no período de junho de 2024 a maio de 2025, 28 apresentaram deterioração nas condições de liberdade online, enquanto apenas 17 registaram melhorias.
Entre as nações classificadas como “free”, isto é, com elevado nível de liberdade, destacam-se os retrocessos nos EUA e na Alemanha: os EUA caíram 3 pontos para 73 no índice de 100, e a Alemanha perdeu também 3 pontos, fixando-se em 74.
Em solo norte-americano, o relatório apontou «restrições crescentes ao espaço cívico digital», incluindo detenções de não-cidadãos por expressão online.
Na Alemanha, registou-se subida da autocensura, processos criminais contra quem criticou politicamente online e ataques informáticos atribuídos a agentes russos, que limitaram a liberdade digital.
Os autores do relatório sustentam que a combinação de tecnologias emergentes — como a inteligência artificial e conectividade via satélite — com a expansão de leis de vigilância e restrições de identidade online poderá agravar o cenário: democracias e regimes autoritários enfrentam agora desafios semelhantes em matéria de liberdade digital.
Especialistas sublinham que este fenómeno não afeta apenas países historicamente autoritários, mas também aqueles tidos como bastiões da liberdade — o que torna o alerta ainda mais forte.
Para os cidadãos, isso poderá traduzir-se em menor anonimato, maior vigilância, censura de conteúdo sob pretexto de “odio” ou “desinformação”, e restrições inesperadas ao discurso online.
À medida que o mundo digital se expande e se torna central no exercício dos direitos cívicos, a erosão da liberdade online abre um novo campo de batalha para a democracia.
Veja também:
• Dinheiro em casa: BCE recomenda pequena reserva para 72 horas
• O Segredo dos Segredos — O novo enigma de Dan Brown em Praga
Fonte oficial:
• Freedom House