Hyundai IONIQ 6 N estreia dinâmica: 650 cv de pico e carga 10–80% em 18 minutos

Desportivo elétrico da Hyundai reforça suspensão, som ativo e software “N” para pista — estreia noticiada hoje

A estreia dinâmica do Hyundai IONIQ 6 N volta a colocar a marca no centro do segmento desportivo elétrico. O modelo, revelado no verão e agora detalhado em novo briefing técnico, combina potência até 650 cv (N Grin Boost), 0–100 km/h em 3,2 s e carga 10–80% em cerca de 18 minutos em carregadores ultrarrápidos, graças à arquitetura 400V/800V. Hoje, a Electric Cars Report e a própria Hyundai publicaram fichas e explicações técnicas com suspensão redesenhada, N e-Shift (simulação de mudanças) e N Active Sound+.

No capítulo do chassis, há geometria nova, centro de rolagem mais baixo, amortecedores ECS de curso sensível e reforços estruturais, além de e-LSD para melhor tração. O pacote aerodinâmico inclui asa traseira tipo “swan-neck” e para-lamas alargados, com Cx 0,27 anunciado. Segundo a Hyundai, a bateria N (84 kWh) recebeu gestão térmica específica para drag, sprint e endurance, com pré-condicionamento otimizado.

Em modo de utilização diária, o 6 N mantém ADAS completas (ex.: Forward Collision-Avoidance Assist e Highway Driving Assist 2) e habitáculo com bancos “bucket” e botões N1/N2 no volante. Ensaios e first drives publicados entre ontem e hoje sublinham os 641 hp de pico, o caráter mais focado em pista face ao IONIQ 5 N e o toque envolvente do N e-Shift.

Para Portugal, a chegada comercial será confirmada pela marca — mas a plataforma técnica e as prestações colocam o 6 N entre os EVs desportivos mais rápidos da classe, com um posicionamento abaixo de rivais elétricos alemães em preço esperado (mercados internacionais).

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Fonte oficial:
Hyundai — IONIQ 6 N