BYD carregamento flash 1000 kW: +400 km em 5 minutos já demonstrados

Tecnologia de carregamento ultrarrápido da BYD promete “reabastecer” em tempo recorde e prepara entrada na Europa

A BYD carregamento flash 1000 kW volta a ganhar destaque depois de novas demonstrações públicas na China. A marca afirma que bastam 5 minutos para adicionar cerca de 400 km (ciclo CLTC) em modelos como o Han L e o Tang L, graças à nova arquitetura Super e-Platform a 1000 V.

Nas sessões exibidas, a potência atinge picos perto de 1 MW, com uma curva sustentada muito superior ao que se vê na maioria dos postos rápidos atuais. A BYD confirma ainda planos para escalar esta infraestrutura, começando no mercado chinês e com implementação europeia já em preparação.

Com esta tecnologia, a marca aproxima o tempo de carregamento ao de um abastecimento tradicional, reduzindo a ansiedade de autonomia. A BYD carregamento flash 1000 kW utiliza baterias Blade (LFP) com arrefecimento reforçado e eletrónica de potência em carbureto de silício (SiC), permitindo picos de 10C e taxas sustentadas elevadas entre 10% e 60% de SOC.
No terreno, os melhores resultados surgem com estado de carga baixo, temperatura ideal e posto dedicado de 1 MW. Fora destas condições, os ganhos diminuem — e em WLTP/autoestrada a tradução daquele “+400 km/5 min” será menor (ordem de 250–300 km), mas ainda assim muito competitiva.

A chave, agora, é a infraestrutura. A BYD abriu as primeiras estações de megawatt na China e anunciou 200–300 postos (cabines individuais) para a Europa até meados de 2026, começando pelas marcas DENZA e BYD. Em paralelo, outros fabricantes e operadores já reagem, acelerando planos para carregadores >500 kW.
Para os condutores portugueses, a adoção dependerá da rede europeia CCS2 e da homologação dos modelos compatíveis. À medida que a potência dos postos cresce, também a gestão térmica e a qualidade dos cabos/conectores ganhará importância, bem como a integração com armazenamento local para suavizar picos na rede.

Em síntese: não é magia de marketing. A BYD carregamento flash 1000 kW existe e funciona, mas depende de postos 1 MW e de condições ideais. À medida que a rede escalar, tempos de paragem de 5–8 minutos para recuperar centenas de quilómetros tornam-se plausíveis no dia a dia.

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Fonte oficial:
BYD — Super e-Platform com Flash Charging